terça-feira, 9 de março de 2010

Saúde Da Mulher- Amamentaçâo

Após o parto, a mamãe tem algumas horas de merecido repouso e, logo, poderá dar a primeira mamada ao seu bebê. A criança já nasce com o instinto da sucção, portanto não deve temer oferecer-lhe o seio. Um período de adaptação é natural e pode levar de algumas horas a alguns dias.
A MÃE JA TEM LEITE NOS PRIMEIROS DIAS?

O primeiro leite que os seios produzem é o "colostro", um líqüido amarelado, em pequena quantidade, mas concentrado de defesa imunológicas que vão proteger o bebê de doenças. É suficiente para alimenta-lo nos primeiros dias. Três a quatro dias depois do parto, o leite fluirá normalmente. É importante cuidar dos seios com cremes para evitar possíveis rachaduras.

EXISTE LEITE FRACOS? QUANDO DAR MAMADEIRAS?

O leite materno é o melhor alimento para o bebê, até o quinto mês. Tem todos os nutrientes necessários. A mãe deve notar que, no início da mamada, ele é mais aguado e mata a sede do bebê. Em seguida, vem o leite mais gordo que alimenta e sacia a criança, por isso só deve dar o outro seio quando o primeiro já estiver esvaziado.

A mamadeira é inimiga do aleitamento. Depois que a experimenta, o bebê passa a rejeitar o peito, pois nela é mais fácil sugar o leite.

Oferecer mamadeira ao nenê é negar-lhe os benefícios e vantagens do leite materno, o qual contém defesas imunológicas que o protegem.

E QUANDO A MÃE TEM POUCO LEITE?

Quanto mais o bebê mama, mais leite é produzido. Se a mãe tem pouco leite, o pediatra deve pesquisar as causas, tais como a técnica da mamada, a alimentação da mãe, seu estado psicológico. Havendo necessidade, pode receitar um medicamento para estimular a produção do leite.

QUANDO DESMAMAR O BEBÊ?
Há casos em que ocorre o contrário. O bebê não dá conta do leite materno. Isso acontece, em geral, nas primeiras semanas, quando suga pouco ou dorme muito. A mãe deve, então esvaziar o peito após a mamada e massagear o seio, a fim de desmanchar os acúmulos de leite que chegam a formar caroços. Se necessário, pedir orientação médica.


Em geral, o desmame se dá antes dos 12 meses. Alguns bebês largam o peito espontaneamente, por volta do 8º mês, quando já se estão acostumando a outros tipos de alimentação.

Se a mãe tiver que parar de amamentar, não deve faze-lo de repente. O ideal é ir diminuindo aos poucos, sempre a partir do 5º mês.

VANTAGENS DO LEITE MATERNO

Alem de a amamentação dispensar o uso de mamadeiras e de todo o trabalho para esterilizá-la e transportá-las, o leite materno:

Está sempre disponível, na temperatura certa.
É saudável e de primeira qualidade.
Sacia a sede e a fome do bebê.
Tem todos os nutrientes necessários para alimenta-lo até o 5º mês.
Protege-o de alergias respiratórias e de eczemas.
Desenvolve as defesas imunológicas da criança contra diversos tipos de infecções.
Facilita, com a sucção do seio, os mecanismos da respiração e da fala da criança.
A alimentação da mãe e a qualidade do leite

A alimentação da mãe deve ser saudável e selecionada, principalmente durante os três primeiros meses da vida do bebê. O médico deve orienta-la quanto aos alimentos que deve evitar, a fim de que a criança não sofra cólicas.

Amamentar é um ato de amor. Faz a criança sentir-se protegida, segura, nutrida, tranqüila e amada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário