domingo, 21 de março de 2010

RONCAR DURANTE A GRAVIDEZ

Roncar durante a gravidez
É comum as grávidas roncarem decorrente do inchaço das vias nasais, que pode bloquear as vias respiratórias, mas se esse ronco for muito alto e sentir grande sonolência durante o dia, alerte o médico.

Essse inchaço das vias respiratórias pode promover a apnéia do sono, que se caracteriza por roncos altos e períodos de interrupção da respiração durante o sono. Roncar pode provocar um aumento da pressão arteiral (hipertensão), colocando em risco tanto a mãe como o bebê.

A gravidez é um período muito exigente, e conforme a gravidez progride a qualidade do sono torna-se cada vez pior.

A sonolência durante o dia pode delatar essa situação, fique atenta, essa situação tende a agravar-se com a evolução da gravidez.


Fonte: www.tuasaude.com

SEXO NA GRAVIDEZ

O sexo na gravidez é fundamental para o casal, para a súde da mãe, além de ser muito bom para a criança que a mãe se divirta e se sinta bem. Não há risco nenhum para o bebê em manter o ralacionamento sexual durante a gestão,em qualquer trimesmtre com raras exceções.

Algumas vezes a alteração hormonal natural da gravidez pode diminuir a libído, que tende a regressar ao normal com o nascimento do bebê. Essa é uma questão muito individual já que algumas mulheres ficam mais dispostas para o sexo.

O importante é encontrar uma posição confortável para a mulher já que a barriga pode limitar algumas posições. A compreensão e a cumplicidade do casal fazem essa fase passar de forma agradável e especi

Fonte: www.tuasaude.com

SEXO PODE CURAR A DEPRESSÃO

Nada melhor para animar o espírito do que o sexo, devido ao seu efeito estimulante sobre a produção hormonal. Alguns hormônios são absorvidos pelas paredes vaginais, influenciando de forma positiva o sistema nervoso.

O semém e o ato sexual produz químicos potentes e potencialmente viciantes que provocam alterações de humor. Entre eles a testosterona, os estrogênios, a prolactina, a hormona luteínizante e a prostaglandina.

Os estudos demonstram que o sexo monogâmico pode ser uma forma de driblar a depressão, já que o uso de preservativo reduziria a absorção dos hormônios pela parede vaginal.

Os hormônios regulam as funções do corpo e também a capacidade de lidar com o estresse, por isso, sem os níveis hormonais adequados não é possível ter um funcionamento sexual ou cerebral eficiênte, e apesar de não ser possível controlar de forma direta as alterações hormonais, buscar ter uma vida saudável no que diz respeito ao sexo, mas também a alimentação, atividade física, sono e controle da pressão arterial, são boas atitudes a tomar para buscar o equilíbrio hormonal.

Fonte: www.tuasaude.com

REMÉDIO CASEIRO PARA DOR CIÁTICA

As folhas do eucalipto quentes são um bom remédio caseiro para amenizar a dor ciática, para isso, cozinhe folhas frescas de eucalipto (ao vapor de preferência) e assim que amolecerem utilize-as como cataplasma sobre a área afetada pela dor (onde tem início a dor). Esse cataplasma também pode ser feito com alfazema ou artemísia. Repita o mesmo processo durante as crises dolorosas diáriamente com duração de no mínimo 20 minutos

DOR NA PERNA

Uma das possíveis causas de dor na perna é a dor ciática. A dor ciática é aquela que afeta a parte de trás da coxa que pode se estender até o pé. Ela geralmente ocorre por um problema na coluna lombar que faz compressão no nervo ciático afetando os músculos que estão em contato com ele.

Grávidas e indivíduos com mais de 50 anos são os mais afetados pela dor ciática devido as alterações na coluna vertebral.

A dor ciática deve ser tratada através de fisioterapia e da toma de anti-inflamatórios que vão ajudar a descomprimir o nervo e a desinflamar os tecidos ao seu redor. Algumas dicas para quem tem dor na ciática são não realizar esforço físico enquanto a dor não passar e procurar imediatamente um ortopedista.

Fonte: www.tuasaude.com

REMÉDIO CASEIRO PARA IMPOTÊNCIA SEXUAL

As plantas com propriedades mediciais são excelentes remédios caseiros para a impotência sexual. Existe uma vasta lista de ervas medicinais que podem ser utilizadas como chá para melhorar o fluxo de sangue e propiciar a ereção, mas não devem no entanto ser utilizadas ao mesmo tempo.

O alecrim, o chápéu de couro e a catuaba, são exemplos de plantas que podem ser usadas para tratar a impotência sexual.

Tome 4 xícaras do chá por dia. Independente da erva que escolheu, utilize 20g para preparar 1 litro de chá. Ferva a água, coloque a erva escolhida, desligue o fogo, abafe e deixe repousar por 15 minutos e coe a seguir.

Experimente também o chá de semente de melância. Utilize 60g de sementes para fazer um litro de chá.

Para começar a sentir alguma melhoria, a mesma erva pelo menos por sete dias. O processo natural nunca é imediato e as proporções de erva e água devem ser respeitadas, porque embora sejam soluções naturais promovem alteração no organismo.
Fonte: wwwtuasaude.com

OS BENEFÍCIOS DA GELATINA

A gelatina possui colágeno, que contribui para fortalecer as unhas e cabelos dando-lhes maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho, além se ser uma excelente fonte de hidratação para a pele e intestinos.

Sendo um alimento rico em colágeno, o ingrediente fundamental para a manutenção dos ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações, age de forma a travar o processo de flacidez natural própria do envelhecimento.

Esta sobremesa de origem animal, não possui em sua composição gorduras e é também uma excelente fonte de hidratação. Essa alternativa doce pode ser consumida na versão diet ou seja, sem açúcar podendo fazer parte de uma dieta para emagrecimento ou apenas para o rejuvenescimento.

Fonte: www.tuasaude.com

BEBER SEM RESSACA

Para beber sem sofrer com a ressaca no dia seguinte, alterne as bebidas alcoólicas com água, suco ou refrigerante, e antes de começar a beber coma algo com gordura, como um pedaço de queijo ou mesmo uma colher de azeite. Isso vai retardar a velocidade com que o álcool alcança o sangue e assim o corpo tem mais tempo para se defender e processar a bebida.

Misturar bebidas doces e fermentadas como vinho e cerveja é ressaca na certa, por isso uma forma muito boa para se prevenir é não misturar as bebidas alcoólicas e claro respeitar sempre o limite do corpo usando o bom senso.


Fonte: www.tuasaude.com

SAÚDE- DICAS PARA EVITAR INSÔNIA

A dificuldade na concentração, ou na toma de decisões, a sensação constante de cansaço e e inclusive a depressão são sintomas consequêntes de noites mal dormidas.

Um solução muito boa para contornar a insônia na verdade se resume em um conjunto de atitudes como, por exemplo, ir dormir e acordar sempre a mesma hora, inclusive aos fins de semana.

Não coma comidas muito grodurosas ou fibrosas durante o jantar. Experimente tomar um banho, fazer um chá de valeriana e levar um livro para ler na cama.

A valeriana é um ansiolítico natural muito eficiente e não promove efeitos colaterais

Dormir em quantidade e com qualidade é essencial para a saúde, por isso, quando a situação se torna crônica e as noites em claro são frenquentes é preciso procurar ajuda. Não tenha medo e consulte o seu médico.


Fonte: www.tuasaude.com

SAÚDE- REMÉDIO CASEIRO PARA CÓLICA MENSTRUAL

Remédio caseiro para cólica menstrual (dismenorréia)
Faça um chá com as folha da mangueira,a árvore que dá a manga. O chá deve ser adoçado com mel de abelhas, bastando uma colher das de chá por xícara.

A proporção para a confecção do chá é de 20g de folhas para um litro de água.

O chá deve ser tomado quatro vezes ao dia na vépera e no primeiro dia de menstruação.

A intensidade da cólica deve amenizar devido às propriedades calmantes da planta.


Fonte: www.tuasaude.com

SAÚDE- RECOMENDAÇÔES PARA TOMAR ALGUNS REMÉDIOS

Recomendações gerais para tomar alguns medicamentos
Ter alguns cuidados para tomar remédios fazem toda a diferença para que o medicamento desempenhe com eficiencia o seu papel e consequentemente acelere a cura da doença.

Respeitar os horários de tomar os medicamentos é fundamental, mas só isso não basta, é precito ter cuidados também com a alimentação e com o que será bebido para acompanhar o remédio, confira alguns dos medicamentos mais consumidos:

Antibióticos

Os antibióticos (Ampicilin, amoxicilina, tetraciclina) devem ser consumidos antes ou duas horas após as refeições e não deve ser ingerido com leite.

Antiinflamatórios não esteróides

No caso dos antiinflamatórios não esteróides (Ácido acetil salicilico, ibuprofeno, naproxeno, indometacina,diclofenaco, e analogos), devem ser acompanhados de alimentos para reduzir danos no estomago e sistema digestivo.

Ferro oral

O ferro oral ( Sulfato ferroso, glutamato ferroso, ascorbato ferroso), é conveniente tomar em jejum, mas em caso de problemas digestivos pode ser tomado acompanhado de alimentos e não deve ser ingerido com chá ou café pois reduz sua absorção.

Paracetamol

O paracetamol tem um efeito mais rápido quando tomado em jejum.

Captopril

O Captopril deve ser tomado em jejum ou uma hora antes das refeições.
Fonte:www.tuasaude.com

SAÚDE- CÃIMBRA

A cãibra é uma contração súbita, de curta duração e, geralmente, dolorosa de um músculo ou de um grupo muscular. São comuns nos indivíduos saudáveis, especialmente após um exercício extenuante.

As cãibras podem ser causadas por uma irrigação sanguínea inadequada dos músculos. podendo ocorrer por exemplo, quando após uma refeição, o sangue flui principalmente para o trato gastrointestinal irrigando os músculos envolvidos no processo digestivo e não para os músculos esqueléticos nos braços e pernas. Outra causa comum de cãibras é a desidratação ou desequilibrio mineral, especialmente a hipocalemia (carência de potássio).

Normalmente, as cãibras podem ser previnidas simplesmente evitando- se a realização de exercícios após uma refeição e realizando alongamento antes do exercício e antes de dormir, hidratando-se bem e praticando uma alimentação rica em alimentos frescos para repor as perdas de minerais dervadas da sudorese.

Em geral as câibras são inofensivas e não exigem tratamento.
Fonte: www.tuasaude.com

SAÚDE- CIRROSE HEPÁTICA

Sintomas de cirrose hepática
Os sintomas gerais mais comuns na cirrose hepática são:

fraqueza
falta de apetite
perda de peso
icterícia
coceira no corpo
nódulos amarelos na pele (especialmente em torno das pálpebras)
ascite
vômito de sangue (devido ao sangramento das varizes do esôfago)
insuficiência renal
encefalopatia hepática
desnutrição (casos avançados)
atrofia muscular
rubor das palmas das mãos
flexão dos dedos das mãos
aranhas vasculares (veias em forma de aranha sob a pele)
aumento das mamas nos homens
aumento das glândulas salivares localizadas ao nível das bochechas
atrofia testicular
neuropatia periférica (perturbação das unções do sistema nervoso)
O tratamento da cirrose consiste na supressão do consumo de álcool ou drogas se for o caso, em uma nutrição adequada com suplementação vitamínica e no tratamento das complicações, à medida que estas forem ocorrendo. O transplante de fígado pode ser uma alternativa.


Fonte: www.tuasaude.com

DERMATITE SEBORRÉICA

Dermatite seborréica
A dermatite seborréica do couro cabeludo aparece nas primeiras semanas de vida do bebê com manifestções inflamatórias de cor avermelhada e escamosa. Não provoca coceira.

Esse tipo de dermatite aparece geralmente antes dos três meses e nunca apó o primeiro ano de vida, e normalmente no couro cabeludo e nas sombrancelhas, podendo se manifestar também nas dobras das pernas.

O tratamento consiste umidificar as crostas com óleo de bebê, ligeiramente morno e removê-las com a ajuda de um pente fino apropriado. Após o procedimento deve-se passar uma pomada a base de vaselina ou óxido de zinco.

Em raros casos pode se desenvolver local da dermatite uma infecção secundária com formação de bolhas de pus e crostas amareladas com secreção. Neste casos pode se fazer necessária a administração de antibióticoe ou a aplicação de fármacos à base de cortisona.

Fonte: www.tuasaude.com

SAÚDE- PROTEÇÃO DE PELE

5 cuidados para ter uma pele jovem e bonita
1º Proteja da luz solar
Use filtro solar sempre que sair de casa e não apenas quando vai à praia. A ação dos raios ultravioleta provoca profundas modificações cutâneas que custam caro à juventude da pele.

2º Mantenha a pele limpa
Utilize emulsões cremosas, leites de limpeza ou sabonetes líquidos. As peles secas não devem ser limpas com sabonete. Para as peles oleosas, o melhor é usar soluções de limpeza não oleosas. Sem resíduos, a pele respirará melhor. O limite máximo para limpeza é de três vezes ao dia.

3º Hidrate sempre a pele
Uma pele hidratada mantêm uma camada natural de proteção. Mesmo as peles oleosas precisam ser hidratadas, pois também perdem água, sendo os melhores hidratantes os não oleosos. Para as peles sensíveis, evite produtos com álcool.

4º Cuide bem do intestino
Adote uma dieta pobre em gorduras e rica em fibras e alimentos naturais. Isso evita prisão-de-ventre e outros problemas que podem afetar o intestino e, consequentemente, a pele. Inclua também lactobacilos na alimentação diária, pois eles beneficiam a flora intestinal.

5º Esfoliarpara acelerar a renovação celular
Este processo ajuda na retirada da sujeira e das células mortas da pele, além de estimular a produção de colágenoe melhorar a circulação local, reduzindo as manchas da pele. Os esfoliantes devem ser usados uma vez por semana.
Fonte: www.tuasaude.com

SAÚDE- TRATAMENTO DE DIARRÉIA

Durante uma crise de diarréia , nunca consuma café, chocolate ou qualquer tipo de chá preto ou substância que contenha cafeína, evite também o leite ou iogurtes, temperos ou molhos.

Um remédio caseiro simples e eficiente para interromper a diarreia é a água de arroz. Ferva durante vinte minutos em fogo brando 50g de arroz e uma cenoura grande sem pele em um litro e meio de água com sal. Beba um litro desta água por dia.

Manter a hiratação é uma atitude inteligente enquanto a diarreia não está controlada.

Fonte: www.tuasaude.com

SAÚDE- REMÉDIOS CASEIROS PARA GASES

Para tratar pequenos espasmos gastrointestinais e especialmente gases (flatulência), o funcho (foeniculum vilgare) tem propriedades medicinais muito adequadas devido à sua ação anti-espasmódica.

Para se preparar o funcho para esta finalidade, triture 1 colher de chá de sementes, acrescente-as em 250 ml de água fervente e deixe descansar 10 minutos.

O chá deve ser bebido várias vezes ao dia sem adição de açúcar. Por ser muito leve pode ser administrado para crianças.

Fonte:www.tuasaude.com

SUCOS PARA EMAGRECER

*



Várias são as fórmulas mágicas para conquistar um corpo escultural, são ’shakes’, dietas, vitaminas, sopas e até sucos. Conheça algumas receitas destes sucos que prometem ajudar a emagrecer.
Receitas de Sucos para emagrecer

Suco metabólico

Ingredientes: Gelatina (qualquer sabor), 1/3 cenoura, 1/2 maçã, um pedaço de gengibre e um copo de água gelada.

Modo de preparo: Bata a cenoura, a maçã e o gengibre com a água no liquidificador; em seguida coloque duas colheres da gelatina e bata mais um pouco. Não é necessário adoçar.

Suco de Berinjela

Ingredientes: Uma berinjela (qualquer tamanho), uma fatia média de abacaxi, uma colher de sopa de óleo de linhaça e meio litro de água.

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar duas vezes ao dia. Se necessário adoce com adoçante.
Fonte: www.tudoemfoco.com

sábado, 20 de março de 2010

HUMORRISADAS

Mundo Animal
Duas amigas se olhavam no espelho, no banheiro da academia, quando uma suspirou e disse:

— Ah, Rê... Nós somos duas gatas, né?

— É — respondeu a amiga, e filosofou. — Mas de que adianta sermos gatas se amamos uns cachorros que preferem ficar com as galinhas

HUMORRISADAS

Velhos Conhecidos
O garoto de seis anos fala para o irmão de cinco:
— Joãozinho, vai perguntar pra mamãe se a gente pode jogar video-game!
— Ah, eu tenho vergonha... Pergunta você que já conhece ela há mais tempo!

sexta-feira, 12 de março de 2010

HUMORISADAS- SAL DE FRUTAS

O Português vai até a farmácia e pergunta:
— O senhor tem Sal de Frutas?
— Tenho sim, senhor!
— Então, me vê um de abacaxi!

HUMORISADAS- ORIGEM HORTIFRUTIGRANJEIRA

O Joãozinho pergunta ao pai como ele e sua irmã nasceram.
— Ah! Eu encontrei você dentro de um repolho e sua irmã dentro de um pé de alface!
Na mesma noite, Joãozinho passa pelo quarto dos pais e pega os dois em pleno ato.
Ele dá uma piscadinha para o pai e diz:
— Aí, velhão! Cuidando da horta, hein!

HUMORISADAS- A SABE TUDO.

O sujeito recebe um bilhete anônimo dizendo que a sua mulher estava lhe traindo.
Chega em casa esbravejando e grita com a mulher:
— Sua vagabunda! Eu sei de tudo!
Ao que a mulher vira-se e diz calmamente:
— Ah, é?! Então me diz qual é a capital da Somália

HUMORISADAS- FALE AGORA OU CALE-SE PARASEMPRE

No momento do casório o padre faz a tradicional pergunta:
— Há alguém aqui que saiba de algum fato que possa impedir a realização desse casamento?
Um sujeito que está assistindo cochicha com um amigo:
— Eu sei...
E o amigo, também sussurrando:
— Então por que você não fala?
— Você é louco? Se eu falar quem tem que casar sou eu

quarta-feira, 10 de março de 2010

Como Cuidar Dos Dentes Dos Bebês

Os bons cuidados bucais começam cedo na vida. Mesmo antes dos dentes do bebê nascerem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde. Por exemplo, a tetraciclina, um antibiótico comum, pode causar a descoloração ou manchas nos dentes. Por esta razão, não deve ser usada por mães que estão amamentando ou mulheres na segunda metade da gravidez.

Como os dentes do bebê geralmente nascem por volta dos seis meses de idade, não há razão para usar os procedimentos padrão da higiene bucal, ou seja, a escovação e o uso do fio dental. Mas, os bebês têm necessidade de cuidados bucais especiais que todos os pais devem conhecer. Entre esses cuidados estão a prevenção das cáries causadas pelo uso da mamadeira e a certeza de que seu filho está recebendo uma quantidade adequada de flúor.



O QUE SÃO AS CÁRIES DE MAMADEIRA? E COMO EVITA-LA?

São cáries causadas pela exposição freqüente a líquidos que contém açúcar, como o leite, as fórmulas comerciais preparadas para bebês e os sucos de fruta. Os líquidos que contém açúcar se acumulam ao redor dos dentes por longos períodos de tempo, enquanto seu bebê está dormindo, provocando as cáries, que primeiro se desenvolvem nos dentes anteriores, tanto da arcada inferior quanto da superior. Por esta razão, nunca deixe sua criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. Ao invés disso, na hora de dormir, dê a ele uma mamadeira com água ou uma chupeta que tenha sido recomendada pelo seu dentista. Ao amamentar, não deixe o bebê se alimentar continuamente. E após cada mamada, limpe os dentes e as gengivas do seu bebê com um pano ou uma gaze umedecidos.



O que é o flúor? Como saber se meu bebê está recebendo a quantidade certa de flúor?
O flúor faz bem mesmo antes de os dentes do seu filho começarem a aparecer. Ele fortalece o esmalte dos dentes enquanto estes estão se formando. Muitas empresas de distribuição de água adicionam a quantidade de flúor adequada ao desenvolvimento dos dentes. Para saber se a água que você recebe em casa contém flúor e qual a quantidade de flúor que é colocada nela, ligue para a empresa de distribuição de água no seu município. Se a água que você recebe não tem flúor (ou não contém a quantidade adequada), fale com seu pediatra ou dentista sobre as gotas de flúor que podem ser administradas ao seu bebê diariamente. Se você usa água engarrafada para beber e para cozinhar, avise seu dentista ou médico. É possível que eles receitem suplementos de flúor para seu bebê.

Como Controlar o mau hálito

Se você realmente deseja saber a causa de seu mau hálito, marque uma consulta com o dentista. Com uma avaliação de seu histórico médico e dentário e um exame bucal criterioso, seu dentista poderá identificar os responsáveis pelo mau hálito. As causas variam e entre elas podem estar certos alimentos, a ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, a má higiene bucal, doenças periodontais, o diabetes, a sensação de boca seca, infecções dos seios [maxilares/paranasais], da garganta e do pulmão, e também o abscesso pulmonar, insuficiência renal ou hepática, problemas gastrintestinais e um regime alimentar severo.



Tratamento do mau hálito

É importante fazer uma higiene bucal completa, em casa, três vezes por dia, escovando os dentes com um creme dental antibacteriano com flúor, usar o fio dental para remover restos alimentares e a placa bacteriana dos dentes e próteses e escovar a língua para eliminar as bactérias causadoras do mau hálito. Um estudo publicado mostra que a escovação dos dentes e da língua, combinada com o uso do fio dental, diminui significativamente o sangramento do tecido gengival em um período de duas semanas, além de reduzir também o mau hálito.1 Outro estudo clínico realizado pelos pesquisadores da área odontológica da Universidade de Buffalo confirmou que a escovação dos dentes e da língua, duas vezes ao dia, com um creme dental antibacteriano com flúor, combinada com o uso do fio dental, pode eliminar o mau hálito2

O que São cáries?

"Cárie" é uma outra forma de se denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo - o que se come, como se cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.

Embora as cáries sejam mais comuns em crianças, adultos também estão sujeitos a elas. Os tipos de cáries incluem:

Cárie coronária - o tipo mais comum que ocorre tanto em criança como em adultos, as cáries coronárias se localizam nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.
Cárie radicular - à medida que envelhecemos, as gengivas se retraem, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente.
Cárie recorrente - a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes. Isto porque estas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração.
Os adultos estão especialmente sujeitos a apresentar cárie quando sofrem de xerostomia (boca seca), uma doença causada pela falta de saliva. A xerostomia pode ser decorrente de uma doença, de medicamentos, da radioterapia e da quimioterapia, e pode ser temporária (dias ou meses) ou permanente, dependendo de suas causas.

A cárie constitue um sério problema. Se não for tratada, uma cárie pode destruir seu dente e matar os delicados nervos na sua parte central, o que pode resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, ele só pode ser tratado através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente.

Disque Saúde- 0800 611997

disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

O que é o samu?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU192 é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o SAMU 192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

A partir dessa atuação, o SAMU tem um forte potencial para corrigir uma das maiores queixas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a lentidão no momento do atendimento. Historicamente, o nível de resposta à urgência e emergência tem sido insuficiente, provocando a superlotação das portas dos hospitais e pronto-socorros, mesmo quando a doença ou quadro clínico não é característica de um atendimento de emergência. Essa realidade contribui para que hospitais e pronto-socorros não consigam oferecer um atendimento de qualidade e mais humanizado.

O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. A política tem como foco cinco grandes ações:

* organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família;
* estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU 192);
* reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais;
* criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e
* estruturar o atendimento pós-hospitalar.

A Rede Nacional SAMU 192 possui hoje 147 serviços de atendimento móvel às urgências, atendendo 1.199 municípios brasileiros assistindo à aproximadamente 105 milhões de pessoas.

Quando Chamar o Samu?

Nesses casos, deve-se chama o SAMU, através do telefone 192 (ligação gratuita):

* Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios
* Em casos de Intoxicação exógena
* Em caso de queimaduras graves
* Na ocorrência de maus tratos
* Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
* Em casos de tentativas de suicídio
* Em crises hipertensivas
* Quando houver acidentes/trauma com vítimas
* Em casos de afogamentos
* Em casos de choque elétrico
* Em acidentes com produtos perigosos
* Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte

Humorisadas- A Diferança

O aluno pergunta à professora:
— Fessora, a senhora sabe qual é a diferença entre um pára-quedas e uma camisinha?
— Sei lá! Qual é?
— Quando o pára-quedas falha, é uma pessoa a menos. Quando a camisinha falha, uma pessoa a mais.

Humorisadas- Consciência Limpa

No tribunal, o juiz pergunta ao réu:
— No momento do furto, o senhor não pensou nenhum instante na sua mãe, na sua mulher?
— Pensei sim, seu doutor! Mas na loja só tinha roupas pra homem!

curiosidades dos cabelos

O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pelos que crescem no couro cabeludo(parte superior da cabeça do corpo humano) há em média 3 milhões e meio de fios capilares em uma pessoa adulta, cresce em média 1 cm por mês. Diferenciam-se dos pêlos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores. Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. Também podem ser um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura.

porque não sentimos dor ao cortar os cabelos

As unhas e o cabelo não são como o resto do nosso corpo que está coberto por aquilo que chamam “terminações nervosas”.
As “terminações nervosas” são aquilo que nos transmite a dor quando nos magoamos, queimamos ou batemos em alguma coisa, e também são aquilo que nos faz sentir que algo nos toca, que um tecido nos arranha ou que é fofinho.
São uma espécie de informadores a dizer que alguma coisa está a tocar ou a fazer mal ao nosso corpo.
Cortar o cabelo ou as unhas não é problema para o corpo, pois estes vão sempre sendo substituídos. Por isso é que não há nenhum sistema de alarme que nos avise que algo está errado, e que por isso, causa dor.

gel estraga os cabelos?

Não é o gel que danifica o cabelo, e alguns de seus componetes e isso e muito particular ao tipo do seu couro cabeludo.
Cabelos oleosos podem usar gel, cabelos mais secos devem usar pomada por exemplo. Porém tenha restriçoes aos geis com alcool, o alcool danifica mais os cabelos.
Hoje o gel é produto de beleza completo, e pode ate ajudar a tratar seu cabelo, bem como proteger dos raios solares.
Use gel própio para o seu tipo de cabelo no dia dia, se for para dar um visual diferente não tem probema, pode abusar, mais no dia a dia use os que tenham na sua formula filtro solar.

Dor na relação sexual?

Sentir dor na relação sexual pode indicar problemas como o vaginismo, infecções, inflamações e endometriose. É importante informar ao ginecologista se as dores ocorrem sempre, em todas as posições, se acontecem no início da penetração ou nas penetrações mais profundas.

As dores durante o ato sexual podem ser consequência de disfunções sexuais ou podem estar relacionadas à diminuição da libido sexual, da lubrificação vaginal insuficiente e das dificuldades de chegar ao orgasmo.

O mais importante é verificar as causas realizando um exame ginecológico, garantindo a integridade dos órgãos sexuais e da saúde da mulher.

A Relaçâo perigosa entre o alcool e o medicamento

O consumo de bebidas alcoólicas influenciam o efeito dos medicamentos aumentando ou diminuindo seu efeito, além de potenciar a ocorrência dos efeitos secundários possíveis.

Antibióticos ou remédios para tratar a depressão, ansiedade, epilepsia, hipertensão arterial, diabetes ou para a coagulação sanguínea, são alguns exemplos de medicamentos que interagem negativamente com o álcool.

Tanto o consumo crônico como ocasional do álcool pode alterar a transformação dos medicamentos resultando em produtos tóxicos que podem danificar o fígado e outros órgãos.

Como Calcular o Periodo Fértil.

A concepção poderá ocorrer em torno do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias. Existe uma margem de alguns dias em cada ciclo que é potencialmente fértil.

Para estimar seus períodos férteis é preciso contar 14 dias a partir da data de início de seu último ciclo menstrual, e então assuma que a ovulação acontecerá entre 2 dias antes e dois dias depois desta data.

Estas contas podem ser úteis para programar sua gravidez ou se proteger de uma gestação fora dos planos.

No caso de programar a concepção poderá também estimar a data do nascimento do bebê. A gestação normal dura 280 dias, por isso basta subtrair 3 meses da data do seu último ciclo menstrual e então somar 7 dias.

Vantagens Da Amamentação

A amamentação traz grandes vantagens para o bebê e para a mãe, podemos citar:

Vantagens da amamentação para o bebê:

■Previne doenças,
■Diminui a mortalidade infantil,
■Diminui as chances de desenvolver alergias,
■Diminui as chances de morte súbita do bebê,
■Diminui as chances de diarréia, linfoma, diabetes, leucemia, prisão de ventre,
■O bebê tem menos chances de desenvolver asma, eczemas, obesidade,
■O bebê fica mais calmo, e chora menos.
Vantagens da amamentação para a mãe:

■Menor chance de desenvolver câncer de mama, do endométrio e do ovário,
■Diminui o risco de desenvolver osteoporose, doenças cardíacas, diabetes e artrite reumatóide,
■Funciona como um anti-stress para a mãe,
■A amamentação faz com que o útero da mãe diminua e volte ao tamanho normal,
■Diminui as chances de hemorragias após o parto.

Alcool Na Gravidez

O consumo de álcool assim como o uso de drogas durante a gravidez pode ter efeitos negativos no desenvolvimento do bebê.

Não existem evidências ciêntíficas sobre a quantidade segura de ingestão de bebidas alcoólicas pela mãe. Sabe-se porém que o consumo de álcool durante a gestação pode causar malformações nos bebês e até retardos mental, especialmente quando a mãe consome grandes quantidades de álcool ou embebeda-se.

Sendo assim, independente da idade gestacional, não é aconselhável que a mulher consuma bebidas alcoólicas durante a gravidez sob o risco de provocar aborto espontâneo ou síndrome do alcoolismo fetal.

Grau De Queimaduras

As queimaduras são situações que provocam dor intensa e podem apresentar-se em 3 graus definidos de acordo com a profundidade e espessura do tecido destruído.

Queimadura de 1º grau – lesão superficial na pele, apenas atingindo a perte externa da epiderme não provocando sangramento. Neste caso a pele fica quente, seca e vermelha podendo inchar.

Queimadura de 2º grau - lesão que destrói a epiderme e lesiona moderadamente a camada mais profunda da pele, lesionando também terminações nervosas, glândulas sudoriparas e folículos pilosos. Neste caso a pele forma bolhas bolhas e pode apresentar-se com coloração esbranquiçada.

Queimadura de 3ºgrau – lesão profunda onde todas as camadas da pele estão completamente destruídas, podendo atingir as camadas de gordura, músculo ou osso. Neste caso há possível perda de sensibilidade na região com reduzidas possibilidades de regeneração cutânea.

Primeiros Socorros Para Queimaduras

Os primeiros socorros a se prestar a uma vítima de queimadura é:

■esfriar a área queimada com água fria durante 10 ou 15 minutos
■retirar anéis e puseiras antes que o local comece ainchar e formar bolhas
■levar o mais rápido possível a vítima ao hospital se a extensão da queimadura for superior à palma da mão
■nunca arrebentar as bolhas, pois aumenta muito o risco de infecção.
Sempre que queimadura for de 3º grau, a vítima for uma criança ou a área queimada for alguma região como a face, pescoço ou atriculações, ela deve ser encaminhada o mais rápido possível para assistência médica.

É importante saber reconhecer os grau da queimadura

Primeiros Socorros No Infarto Agúdo Do Míocardio

Em caso de infarto agudo do miocardio os primeiros socorros de emergência para se prestar a vítima são:

1.procure manter a vítima calma
2.coloque-a sentada em uma posição confortável
3.desaperte a roupa da cintura ou do pescoço
4.administre um comprimido de nitroglicerina (a vítima pode possuir)
5.chame áuxílio médico ou leve a vítima o mais rápido possível a um hospital;
O tempo de duração dos sintomas do ataque do coração variam em cada caso, mas as estatísticas revelam que em aproximadamente 15% dos casos, o paciente pode desenvolver uma lesão permanente até chegar ao hospital, e outros 15% morrem depois que chegam à emergência, tornando os primeiros socorros essenciais para a vida da vítima de um ataque cardíaco.

Primeiros Socorros Para Hemorragia

Os primeiros socorros perante uma hemorragia são:

■procure o local por onde sai o sangue e faça pressão de forma a tentar reduzir fluxo de sangue, utilize para isso um tecido limpo;
■Quando a hemorragia ocorre em um membro superior procure coloca-lo acima do nível do coração, para diminuir a pressão do sangue;
■Não retire nunca o objeto que eventualmente esteja encravado no local da hemorragia, faça pressão ao redor, ou amarre algo a redor de forma a tentar minimizar o fluxo de sangue;
As hemorragias podem ser causadas por diversos fatores que devem ser identificados posteriormente, mas é vital que seja controlada para garantir o bem-estar imediato da vítima até chegar socorro médico profissional de emergência.

Kit De Primeiros Socorros

As emergências não ocorrem todos os dias, mas é bom estar-se sempre preparado, e é por isso que o kit de primeiros socorros deve ter itens básico mas essenciais.

Um kit básico de primeiros socorros para casa deve incluir:

■Fita adesiva
■Gaze médica
■Bandagens adesivas
■Compressas de gaze
■Pomada antibiótica
■Luvas (não de látex)
■paracetamol
■saco de calor
■saco de frio instantâneo
■solução fisiológica instantãneo
■álcool 70%
■pinças
■lapís hemostático
■pomada para queimadura
Os kit de primeiros socorros deve ser elaborado de acordo com a sua finalidade (em casa, para o carro, para acampar, para a acadêmia de ginastica, etc…)

Os primeiros cuidados de qualquer lesão não substituem de forma alguma a avaliação, diagnóstico e tratamento médico por um profissional.

Remédio Caseiro Para Catapóra

Um excelente remédio caseiro para a catapora é o suco de laranja com limão.Para fazer o suco, bata no liquidificador 3 laranjas-lima, o suco de 1 limão e 1/2 xícara de água. Adoce a gosto e beba a seguir.

Deve ser bebido uma xícara desse suco por dia para auxiliar no tratamento da catapora, que dura cerca de 10 dias.

A catapora é uma doença infecciosa que se não for devidamente tratada pode levar a algumas complicações como a pneumonia a outras doenças.

Remédio Caseiro Para Tosse

Este xarope fácil de fazer em casa é um excente remédio caseiro para tosse.

Em meio litro de água acrescente 70 g de folhas frescas de tamarindo, 140g de raiz de gengibre cortada em fatias bem finas e ferva num recipiente de preferência em barro em fogo brando até que se reduza a metade do volume inicial. Nesse ponto, desligue o fogo e após coar junte o suco de 3 limões ao preparado. Para finalizar a receita junte 40 g de açúcar ou mel e deixe ferver até engrossar o quanto baste.

Tomar 1 colher de sopa do xarope a cada 4 horas.

Remédio Caseiro Para Falta De Ar

Um ótimo remédio caseiro para a falta de ar é o xarope de agrião.

Para preparar o xarope leve ao fogo brando 500 g de agrião, 300 g de mel e 300 ml de água. Leve ao fogo e mexa até levantar fervura. Apague o fogo, deixe esfriar e tome 1 colher de sopa 4 vezes ao dia. Este xarope deve ser ingerido especialmente durante as mudanças de estação e inverno.

A falta de ar é caracterizada por uma dificuldade respiratória (dispinéia) que pode ser causada por asma, bronquite, insuficiência cardíaca ou tuberculose. Os obesos têm maior tendência em sofrer com a dispinéia.

É importante identificar o que origina a falta de ar para evitar complicaçãoes como alterações na pressão sanguínea, vertigens e asfixia com perda de consciência.

Remédio Caseiro Para Espinhas

Um ótimo remédio caseiro para eliminar as espinhas é lavar o rosto com o chá de uma planta medicinal conhecida como bardana.

Para fazer o chá coloque 2 colheres de chá da raiz da planta seca ou fresca cortada em pequenos pedaços em meio litro de água fria e deixe descansar por 6 horas. Depois de estar de molho, leve ao fogo e ferva durante um minuto.

Use a solução após estar coada, lavando o rosto 2 a 3 vezes por dia, ou apenas aplique com algodão o chá sobre a espinha inflamada

terça-feira, 9 de março de 2010

Saúde Da Mulher- Amamentaçâo

Após o parto, a mamãe tem algumas horas de merecido repouso e, logo, poderá dar a primeira mamada ao seu bebê. A criança já nasce com o instinto da sucção, portanto não deve temer oferecer-lhe o seio. Um período de adaptação é natural e pode levar de algumas horas a alguns dias.
A MÃE JA TEM LEITE NOS PRIMEIROS DIAS?

O primeiro leite que os seios produzem é o "colostro", um líqüido amarelado, em pequena quantidade, mas concentrado de defesa imunológicas que vão proteger o bebê de doenças. É suficiente para alimenta-lo nos primeiros dias. Três a quatro dias depois do parto, o leite fluirá normalmente. É importante cuidar dos seios com cremes para evitar possíveis rachaduras.

EXISTE LEITE FRACOS? QUANDO DAR MAMADEIRAS?

O leite materno é o melhor alimento para o bebê, até o quinto mês. Tem todos os nutrientes necessários. A mãe deve notar que, no início da mamada, ele é mais aguado e mata a sede do bebê. Em seguida, vem o leite mais gordo que alimenta e sacia a criança, por isso só deve dar o outro seio quando o primeiro já estiver esvaziado.

A mamadeira é inimiga do aleitamento. Depois que a experimenta, o bebê passa a rejeitar o peito, pois nela é mais fácil sugar o leite.

Oferecer mamadeira ao nenê é negar-lhe os benefícios e vantagens do leite materno, o qual contém defesas imunológicas que o protegem.

E QUANDO A MÃE TEM POUCO LEITE?

Quanto mais o bebê mama, mais leite é produzido. Se a mãe tem pouco leite, o pediatra deve pesquisar as causas, tais como a técnica da mamada, a alimentação da mãe, seu estado psicológico. Havendo necessidade, pode receitar um medicamento para estimular a produção do leite.

QUANDO DESMAMAR O BEBÊ?
Há casos em que ocorre o contrário. O bebê não dá conta do leite materno. Isso acontece, em geral, nas primeiras semanas, quando suga pouco ou dorme muito. A mãe deve, então esvaziar o peito após a mamada e massagear o seio, a fim de desmanchar os acúmulos de leite que chegam a formar caroços. Se necessário, pedir orientação médica.


Em geral, o desmame se dá antes dos 12 meses. Alguns bebês largam o peito espontaneamente, por volta do 8º mês, quando já se estão acostumando a outros tipos de alimentação.

Se a mãe tiver que parar de amamentar, não deve faze-lo de repente. O ideal é ir diminuindo aos poucos, sempre a partir do 5º mês.

VANTAGENS DO LEITE MATERNO

Alem de a amamentação dispensar o uso de mamadeiras e de todo o trabalho para esterilizá-la e transportá-las, o leite materno:

Está sempre disponível, na temperatura certa.
É saudável e de primeira qualidade.
Sacia a sede e a fome do bebê.
Tem todos os nutrientes necessários para alimenta-lo até o 5º mês.
Protege-o de alergias respiratórias e de eczemas.
Desenvolve as defesas imunológicas da criança contra diversos tipos de infecções.
Facilita, com a sucção do seio, os mecanismos da respiração e da fala da criança.
A alimentação da mãe e a qualidade do leite

A alimentação da mãe deve ser saudável e selecionada, principalmente durante os três primeiros meses da vida do bebê. O médico deve orienta-la quanto aos alimentos que deve evitar, a fim de que a criança não sofra cólicas.

Amamentar é um ato de amor. Faz a criança sentir-se protegida, segura, nutrida, tranqüila e amada.

Saúde- O que é o bicho-de-pé, e que males pode causar ao homem?

Conhecido cientificamente como Tunga penetrans, esse inseto pertence à ordem das pulgas (Siphonaptera) e, como elas, não tem mais que 1 milímetro de comprimento. Ele ganhou seu nome popular por gostar de penetrar na pele humana, em especial entre os dedos do pé, onde ela é mais fina e tenra. Quem anda descalço em áreas infestadas - normalmente currais, chiqueiros e praia - é, portanto, sua vítima preferencial.

Na verdade, só a fêmea grávida invade o nosso organismo, para se nutrir de nosso sangue enquanto desenvolve os ovos. "Sua permanência dentro da pele causa coceira, infecções e inchaços dolorosos. Se o inseto não for retirado e o local esterilizado, pode Ter consequências perigosas, como inflamações mais graves, úlceras, tétano ou gangrenas, que, em alguns casos, levam até à amputação da perna", afirma o Dr. José Henrique Guimarães, do Instituo de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).

De pé em pé

Inseto vive na areia, mas é gestado na pele humana.

A fêmea fecundada rasga a pele humana e se aloja por inteiro dentro dela.
Num período de sete a dez dias, ela expele até 200 ovos pelo chão.
O inseto morre e murcha, sendo expulso pela reação da pele.
As larvas que nascem dos ovos crescem, vivendo na areia.
Três semanas depois, estão adultas e se acasalam, reiniciando o ciclo.


Fonte: Revista Superinteressante - Julho/2001 - Página 44






A LINCX Sistemas de Saúde possui todos os direitos autorais dos artigos e imagens publicados neste portal

sexta-feira, 5 de março de 2010

REVISTA SAÚDE PREVENTIVA FAMILIAR

Olá tudo bem!
A revista “SAÚDE PREVENTIVA FAMILIAR”, é um projeto do "INSTITUTO COMUNIDADE 100%” E tem como objetivo principal levar informação preventiva na área de saúde, para toda comunidade que moram na periferia.
Trata-se de um projeto de cunho social, que tem grande relevância para o público menos favorecido.
É um projeto que conta com as parcerias das empresas privadas, órgãos governamentais e não governamentais, associações, profissionais liberais e amigos do projeto.
Esta edição da revista, esta contemplando 700 FAMÍLIAS DO BAIRRO TRÊS BARRAS,CUIABÁ-MT, cada uma com uma revista.
Esses números ainda é muito pouco, devido a grande demanda da população que não detêm dessas informações. Mais já é o começo de uma batalha, “levar informação a população”.
Esperamos que você e sua família possa desfrutar dessas informações valiosas que contêm nessa revista, e que tenham sempre uma ótima saúde.
Leia e passe essa idéia para o seu vizinho, pois “INFORMAÇÂO AINDA É O MELHOR REMÉDIO!”

segunda-feira, 1 de março de 2010

Dengue, Seus Sintomas, e Como Previnir.

Depois da picada do mosquito com vírus,os sintomas se manifestam normalmente do 3 ao 15 dia. esse periodo é chamado de incubação. o tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias.é só depois do período de incubaçâo que os seguintes sintomas aparecem.
. Febre alta com início súbito
.Dor de cabeça
.Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles.
.Perda do paladar e do apetite.
.Náuseas e vômitos.
.Tonturas.
.Extremo cansaço.
.Manchas e erupçôes na pele,semelhantes ao sarampo, principalmente no torax e membros superiores. Moleza e dor no corpo.muitas dores nos ossos e articulaçôes.